quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Turismo em Gramado: seja mais esperto que a raposa! (por Samy)

Oi pessoal!

Voltei a Gramado semana passada, após 10 anos, e hoje posto aqui uma superdica para quem pretende ir àquelas bandas...

Comprei um pacote em uma grande agência de viagens (não vou falar o nome aqui, todo mundo já sabe qual é, né?), porque pelas minhas pesquisas ainda sai mais barato fazer dessa forma. Aí, no pacote, está incluído um passeio - o tour Gramado e Canela - que é feito por uma agência de turismo receptiva.

E o "pulo do gato", por parte da grande agência de quem eu comprei o pacote é direcionar a compra de outros passeios a essa agência de turismo receptiva, parceira (faço ideia das vantagens financeiras dessa operação...).

O fato é que logo no dia seguinte à chegada, já está programada a realização desse primeiro passeio incluído no pacote, e aí a agência receptiva vai, dia-a-dia, informando sobre a programação do dia seguinte e sobre os respectivos valores, que devem ser pagos à parte (e carregam a maquininha do cartão debaixo do braço...).

Nesse momento, é importante dizer que dessa vez não caí nessa não...

Fiz contato antes da viagem com várias agências de turismo locais e contratei os mesmos passeios pelos mesmos preços da agência parceira da "gigantona", porém, negociei descontos e formas de pagamento (e o resultado foi uma economia de 20% e parcelamento em 3 vezes - ótimo, não?). E o melhor: as agências locais menores oferecem passeios mais exclusivos.

E isso foi muito legal!

Em alguns dias fiz passeios de carro (carro bom, Zafira com ar e bancos de couro) com motorista-guia turístico, em outros fiz de micro-ônibus (melhor que aqueles ônibus enormes).

E não é só esse conforto não! Imaginem o tal ônibus da "bitela", com capacidade para 50 passageiros, passando em vários hotéis para apanhar as famílias (um saco!), e em cada um desses hotéis alguém se atrasa (p#&%$!!!), depois o guia marca hora para retorno ao ônibus em cada parada, sempre há gente atrasada (m#@&*), não se pode fazer nenhuma parada fora da programada (nenhuma lojinha interessante, nenhum banheiro mais conveniente que o do ônibus, aff...).

Bom, fica a dica!!!!

Beijos!!!!

Samy.

2 comentários:

  1. gostei da dica Samy, ainda não conheço Gramado, só fui até Porto Alegre a serviço uma vez, mas quero muito dar uns bordejos pelo Sul...

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas Samy !!
    Já fui a gramado há muito tempo atrás , deve estar bem diferente !!!
    Besitos

    iaranettomeamarro.blogspot.com

    ResponderExcluir