segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reclame Aqui X SAC da empresa: soluções diferentes para um mesmo problema!!! (por Samy)

Olá pessoal!

Todos nós somos consumidores e, lógico, todos já tivemos problemas com a compra de algum produto ou a prestação de algum serviço. E sabemos bem o calvário pelo qual passamos quando precisams resolver algum problema...

Acionar a justiça, para casos em que o valor é pequeno, não vale a pena. Muito triste essa conclusão, principalmente vinda de uma advogada... Temos o direito, mas não conseguimos exercê-lo de maneira satisfatória, por conta do nosso abarrotado Judiciário...

E as empresas contam com isso! Aproveitam dessa situação para deixarem de lado a preocupação em prestar um bom serviço, uma vez que estatisticamente vale a pena um ou outro problema dentre milhares de situações que não viram, PARA ELES, um problema.

O PROCON é uma saída, mas também chega a ser inviável quando não se tem tempo para ir a audiências e acompanhar a solução prolongada do assunto.

Aí, o que restava era reclamar junto à própria empresa prestadora do serviço, através principalmente dos serviços de atendimento ao consumidor - os famosos SAC's.

Bom, a maioria dos casos não se resolve apenas entre as partes...

Recentemente descobri na internet um site em que podemos publicar nossa reclamação contra as empresas, que são contatadas pelo site e procuram solucionar as questões, uma vez que é feito um ranking das mais reclamadas, das que não atendem aos consumidores etc.

E o mais legal é que podemos consultar o site ANTES de fecharmos negócio com alguma empresa, a fim de verificar quais são os índices de atendimento às reclamações, além de ser possível consultar também sobre determinado produto que estamos por adquirir, para ver, por exemplo, se ele é alvo de muitas reclamações e qual sua natureza.

Gente, e faz muita diferença publicar uma reclamação no Reclame Aqui em comparação com fazer uma reclamação no SAC da empresa!

Vejamos meu exemplo mais recente:

Em 21 de outubro passado comprei na loja Kalunga de Belo Horiuzonte um pacote de envelopes do tipo comercial, sem RPC, marca Romitec, 162mmX114mm, que deveria conter 100 unidades.
Somente quando cheguei em casa vi que o lacre da embalagem estava rompido, e minha surpresa foi maior quando vi que os envelopes tinham sido recolocados na caixa, porque estavam sujos (alguns sem condições de uso), e ainda estava faltando envelopes, ou seja, não tinham os 100...
Assim que me inteirei do problema enviei essa reclamação ao SAC da Kalunga e ao Reclame Aqui, e as respostas - pasmem! - foram completamente diferentes!!!

Senão vejamos:

Resposta do SAC da Kalunga:

"Em atenção ao seu contato esclarecemos que poderemos atendê-la das seguinte forma, com a troca do produto pelo mesmo modelo em nossa loja, para isso basta visitar a Loja Kalunga mais próxima, com o produto na embalagem e a Nota Fiscal da compra a troca será efetuada na hora."

Argumentei que ficaria mais dispendioso o gasto com gasolina para ir até à loja do que o valor da caixa de envelopes, aí eles me saíram com essa:

"Sentimos que seu contato tenha sido por descontentamento,  pedimos desculpas pelos transtornos causados e   ressaltamos que as suas observações são importantes, por isso foram direcionadas a gerência responsável servindo-nos como alerta e manutenção dos nossos serviços, mas a melhor forma que temos para atendê-la e com a troca do produto em loja estando disponível até o dia 01/11/2011, após essa data não termos mais como atendê-la."
 


Agora, a resposta da Kalunga via Reclame Aqui:

Eles me telefonaram e, de início, pediram para que eu comparecesse até à loja para trocar; quando argumentei que seria inviável, eles se comprometeram a enviar outro produto pelo correio, recebido na data de hoje, e postaram a seguinte resposta lá no Reclame Aqui:

"Cumpre informar que a cliente foi atendida com o envio do produto pelo fabricante,ela foi notificada por email."

Bom, é isso! Usem o Reclame Aqui! Vale a pena demais!

http://www.reclameaqui.com.br/1842795/kalunga/caixa-de-envelopes-com-lacre-rompido-quantidade-menor-de-env/

4 comentários:

  1. Samy, já usei várias vezes o site, nem reclamo mais nos SAc das empresas pq nem resposta recebemos.
    Já consegui várias negociações, inclusive me livrar de uma conta de 800 reais de quando meu cartao de credito foi roubado!!!

    ResponderExcluir
  2. Mary, sempre uso o Reclame Aqui, mas gosto de reclamar no SAC da empresa também para avaliar se empresa se importa com o cliente sem a pretensão de ser avaliado pela comunidade... E pela minha experiência o Reclame Aqui é a forma mais rápida e mais efetiva de solução de muitos dos nossos problemas corriqueiros com fornecedores... Bj e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Samy, já usei o Reclame Aqui ( infelizmente ) e funciona muito bem !!! Recomendo a todos que tiverem problemas !!!

    Besitos

    iaranettomeamarro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Felipe Algazi cujo e-mail é felipealgazi@kalunga.com.br

    E suas páginas são:
    http://br.linkedin.com/pub/felipe-algazi/2a/92/962
    http://pt-br.facebook.com/people/Felipe-Algazi/100001335336197
    https://twitter.com/!/felipealgazi

    E também tem mais uma outra correspondente no Twitter
    cynthiaprado@kalunga.com.br
    https://twitter.com/!/CynthiaPrado
    https://twitter.com/!/hoslei
    hosleipimenta@kalunga.com.br Este último é o diretor da Kalunga

    ResponderExcluir