quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"Golpe nigeriano" - você já ouviu falar? Por Samy

Oi pessoal!

Bom, aprendi com um amigo que coisas que guardamos em casa, sem ter o que fazer com elas, mas que têm algum valor, podem ser vendidas no Jornal Balcão, com anúncios gratuitos, com certa facilidade. E comprovei isso ao vender uma cadeirinha de bebê... adorei me desfazer do produto e ainda recuperar uma parte do que paguei...

Então resolvi anunciar uma câmera fotográfica comprada há uns 8 anos, que apesar de ser digital é bem antiga e com poucos recursos, e ainda está com um defeitinho... nada que impedisse a venda... Anunciei e no dia seguinte recebi um e-mail de um suposto interessado.

Trocamos alguns e-mail's e a pessoa enviou por fim a seguinte mensagem:

"Oh bom som, mas a questão continua a sale.However estou comprando o item como um presente para alguém que está atualmente na África, Nigéria e eu estou bem com price.because estou trabalhando no mar direito now.AS engenheiro naval, então quer que você verifique o custo de transporte através de DHL ou EMS para a Nigéria África.

Aqui está o endereço de entrega abaixo:

Name: Tumise Mariam
Address: No 38 Kabiawu Street Mokola
City: Ibadan
State: Oyo State
Postal Code: 23402
Country: Nigeria
Tel: 2348152811846
 
Como eu gostaria de vir pegar o item, mas eu estou fora de (Brasil) now.I foi responsável pela preparação de pagar o artigo, mas eu só posso pagar você por PayPal ou transferência bancária, então estou aguardando sua resposta."


Achei muito estranho que a pessoa estivesse procurando por um presente para enviar a alguém em outro país e escolhesse justamente a minha câmera, com defeito, vendida em um site de produtos usados... estranho também que estivesse disposta a pagar caro por uma postagem para o exterior... mas mais estranho ainda era ela querer os dados da minha conta bancária para fazer o pagamento!

A partir daí foi só "googar" o suposto endereço para envio do produto que achei uma infinidade de páginas da internet dando conta do famoso GOLPE NIGERIANO.

Resumindo para vocês, meus amigos, vou colocar aqui o conteúdo que achei mais elucidativo, extraído do seguinte site http://www.comofazertudo.com.br/computadores-e-internet/como-evitar-ser-v%C3%ADtima-do-golpe-nigeriano, para que vocês fiquem alertas sobre mais essa fraude:

"Como evitar ser vítima do golpe nigeriano

Por: Almada Negreiros
Este é um guia geral e comprovado para evitar um golpe nigeriano em sites de leilão.
A internet inteira está inundada de notícias e informações sobre os golpes nigerianos. Estes golpes variam daquilo que eu chamo de golpes de baixo nível a golpes de alto nível. Os golpes de baixo nível são, por exemplo, os golpes dos encontros, em que um golpista simula estar genuinamente interessado em um relacionamento online, mas na realidade tem a intenção de defraudar financeiramente a vítima. Os de alto nível são aqueles que envolvem somas muito, muito altas em dinheiro e outros artigos de valor (imóveis, obras de arte, jóias, etc).
É muito desanimador que a maioria das pessoas, especialmente as pessoas do mundo ocidental, ainda sejam vítimas de fraudadores nigerianos, tanto online quanto offline. Deve-se salientar que estas pessoas também têm ocidentais como cúmplices em seus golpes inescrupulosos. A maioria das pessoas acredita que de cada 10 nigerianos sobre a face da terra, 9, se não todos eles, são golpistas. Mas isto soa engraçado para mim, porque significa que haverá sempre um esquema fraudulento em cada casa, na Nigéria. Isto não é verdade.
Felizmente, as fraudes Nigeriano são evitáveis. Evitáveis como? O principal problema da maioria das vítimas dos golpes nigerianos online e offline é a ganância. Sim, ganância. Deixe-me mostrar-lhe um exemplo.
Um vendedor no popular site de leilões ebay colocou um telefone à venda pelo preço de US $ 250. Em seguida, recebeu um email de fora da comunidade do ebay, de uma pessoa que se presumia ser um cidadão e residente dos Estados Unidos, pedindo-lhe que vendesse o telefone a um preço de $ 1500, e informando que o telefone deve ser enviado para seu filho, que é estudante em uma universidade no Oeste Africano. Então, o vendedor decidiu aceitar a oferta. Encerrou o leilão no eBay após receber um e-mail, que se presumia vir do Paypal, notificando-o do pagamento do telefone. E, foi enviar o telefone para o suposto filho do comprador. Para seu espanto, o suposto pagamento do Paypal era falso e a pessoa mostrou-se ser um outro golpista da Nigéria.
Abaixo estão os passos pelos quais você pode evitar fraudes nigerianas:
  • Não seja ganancioso. Não se engane em vender seus itens muito acima do preço normal. Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é muito algum tipo de golpe.

  • Não venda ou faça transações comerciais com qualquer pessoa que lhe ofereça uma transação livre de riscos, fora das normas estipuladas que regem qualquer empreendimento.

  • Tire tempo para verificar a identidade da pessoa com quem você está realizando a transação. Peça à pessoa para lhe dar o número de seu telefone. Algumas pessoas usam o redirecionamento gratuito de chamadas para telefones móveis, assim reserve o tempo necessário para verificá-las muito bem.

  • Não forneça informações vitais sobre sua conta bancária, e-mail e endereço residencial quando não tiver certeza de que é seguro. Alguns golpistas criam sites falsos para conseguir detalhes pessoais das vítimas.

  • Certifique-se de que os sites que você visita com seu cartão de crédito e débito são seguros. Se o site não é confiável e você não vê evidências de que a página dispõe de dispositivos de segurança, não digite informações de cartão de crédito ou de débito.

Espero que os passos acima o ajudem a evitar o golpe nigeriano."


E quero acrescentar aqui o e-mail da pessoa que me fez a oferta: mariammelta@blumail.org.

É isso aí! Cuidado amigos!

Grande beijo,

Samantha. 

13 comentários:

  1. Samy, tô passada ( 2 ) !!!

    Obrigada pelo alerta, nunca tinha ouvido falar disso !!

    Besitos

    iaranettomeamarro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quase cai num golpe igual a esse,mas cheguei a passar o numero da minha conta pra pessoa, como eu faço pra me prevenir de um eventual golpe agora?

    ResponderExcluir
  3. Eu trocaria as senhas bancárias, por precaução... vai que você acessa pela internet e a pessoa já lhe enviou um vírus por e-mail... E, lógico, investiria em um bom antivírus... Boa sorte, Felipe!

    ResponderExcluir
  4. Oi. Acabei de receber um contato desse endereço de e-mail que você mencionou, em um de meus anúncios na internet. Mensagem confusa como a que você postou. Obrigado pela dica, ok?

    ResponderExcluir
  5. Matheus, que bom que você pesquisou antes e não se deixou enganar! É isso aí, internet a serviço do bem!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,
    Acabei de receber o contato de um golpista que veio com o seguinte email: miriammelta@gmail.com.
    Segue texto na íntegra:
    Olá amigo , Desculpem a resposta tardia .. Obrigado pelo seu mail, sou deputada forma MRS MARIAM MELTA EUA por isso estou interessado em seu item, eu vou oferecer-lhe 1600.00 US DOLLAR mais o transporte através de Registro Post Mail 3-4 para o meu Filho na Nigéria. Então me envie os seus dados bancários como a seguir para o pagamento de o item.also quero que você me enviar o imagem do item

    Nome do Banco: Número de conta: Nome da conta: Código Swift: Iban: país

    Aqui está o endereço de entrega.

    Name: Mariam Tumise Address: No 25 Kabiawu Street Mokola State: Oyo-State City: Ibadan Country: Nigeria Zip Code: 23402 Phone Number :- +23408152811846

    Espero ler em breve ....

    Bom fazer negócios com você novamente

    Muito obrigado Mrs Mariam Melta

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ser vítima do golpe nigeriano. Fiz de tudo para vender um computador antigo e ainda enviei dinheiro via weastern union.
    Gastei algum dinheiro pois realmente precisava, precisava de ir a Paris e fiz de tudo para tal efeito.

    O pior acabou por acontecer, nunca recebi nenhum dinheiro, gastei do meu e ainda por cima fiquei sem o computador. Como há pessoas deste jeito?

    O nome era Tumise Kendra e a morada era No 25 Kabiawu Street Mokola Nigeria.

    ResponderExcluir
  8. acabei de receber essa oferta não faz nem 20minutos que recebi a oferta e ela me enviou um comprovante de pagamentos.. fiquem alertas



    Olá,
    Obrigado pela resposta, na parte da manhã eu sou deputada Mariam Kone,
    sou do Brasil, mas estou fora do país, porque estou trabalhando como
    Engenharia Marinha no mar, que queria comprar o seu produto para meu
    filho que está agora na África Ocidental (Nigéria) para uma gift.so
    aniversário eu gostaria de saber o custo total do item mais o frete
    através Post Office para Nigeria.I irá efetuar o pagamento pelo banco
    para a transferência bancária ou conta paypal para o seu account.So me
    dar as suas informações paypal para mim a proceder ao pagamento: i irá
    oferecer-lhe R $ 2.500 Dólar.
    =========
    Nome do titular:
    Nome do Banco:
    Custo total:
    item:
    país:
    Endereço do Banco:
    =========
    O nome completo do PayPal:
    Endereço de email do PayPal:
    Total + postagem:
    Número de telefone:
    ==========
    Esperando para ler de você rápido,
    cumprimentos
    Sra. Mariam Kone


    Name: Tumise Kendra
    Address: No 25 Kabiawu Street Mokola
    State: Oyo-State
    City: Ibadan
    Country: Nigeria
    Zip Code: 23402
    Phone Number :- +2348152811846

    ResponderExcluir
  9. Estou vendendo um computador no Mercado Livre e um nigeriano safado mandou uma mensagem tentando aplicar o golpe.
    Claro que desconfiei.
    segue o e-mail enviado:

    Primeiro esse:

    Sou muito feliz para o seu bem responder-me sobre a disponibilidade do
    item, tão entilmente voltar para mim com o último preço que você tem
    em mente para vender o item para mim e eu também gostaria de saber a
    condição do item para nós podemos falar sobre o método de
    pagamento. Esperança para ler de você imediatamente
    Atenciosamente

    Depois, o com o pedido das informações:
    Olá,

    Muito obrigado para o mail ... eu gostaria que você saiba que eu estou
    muito interessado em comprar o item para o meu filho como um
    BirthdayGift para ele e também para lhe mostrar o caminho Eu me
    preocupo com ele. eu quero que você saiba que você estará enviando o
    item para meu filho estudar arte Africano na África Ocidental Nigéria.
    Eu quero fazer uma surpresa para ele para que ele possa saber que eu
    me importo com ele, aqui é o endereço abaixo.

    Nome: Adeyemi Daniel
    Endereço: N0 35 ologuneru eleyele
    Cidade: Ibadan
    Estado: Oyo
    País: Nigéria
    CEP: 20001
    Telefone: +2347082143798

    Então, por favor voltar para mim com o preço total do item eo envio
    para o meu endereço filho.

    Vou precisar de suas informações bancárias completo ou conta paypal
    para o pagamento .. Você pode confiar em mim 100%. Então eu vou
    precisar do seu Banco de Informação Total para o pagamento ..

    Aqui está a informação que eu preciso para o pagamento abaixo:

    Nome do Banco:
    Número da Conta:
    Nome do titular da conta:
    AGÊNCIA:
    país:
    -----------------------------
    nome:
    E-mail do PayPal:
    Custo total:
    Tel:


    Então essa é a informação que eu preciso para o pagamento Ok, favor
    encerrar o leilão agora e voltar para mim com seus dados bancários
    completa, Então eu gosto de você a gentileza de voltar para mim em
    breve com seus dados bancários para que eu vou fazer a transferência
    instantânea em sua conta bancária .. não há problema de fazer a
    remessa para a Nigéria OK ...

    Eu estarei esperando para ouvir de você em breve com seus dados
    bancários para o pagamento ..

    Obrigado

    INCRIVEL, ELES SO MUDAM O QUE FAZEM E O ENDERECO... o formato é igualzinho.

    Segue minha resposta:
    Sir,
    I made a search on your e-mail and you are trying to buy a LOT OF COMPUTERS all over the world.
    How many kids do you have?

    Your e-mail fits into reports of coup from your country.
    I am sorry but I will not going to make business with you on this conditions.
    If you want to CHANGE THE FUTURE OF YOUR CHILDREN, you have to give the exemple on being a good person.

    farewell.

    Tiago.




    Senhor,
    fiz uma pesquisa do seu e-mail e ví que você está tentando comprar computadores pelo mundo todo.
    Quantos filhos você tem?

    Seu e-mail se encaixa em relatos de golpes vindo do seu país.
    Me desculpe mas não vou realizar negocio com você nestas condições.
    Se você quer mudar o futuro de suas crianças, você tem que dar o exemplo em ser uma boa pessoa.

    Passar bem.

    ResponderExcluir
  10. josepaulo809@gmail.com mais um e-mail de BANDIDO. Por sorte procurei a respeito de golpes por paypal e encontrei este site

    ResponderExcluir
  11. Que legal que todos vocês pesquisaram antes de se deixarem levar por ofertas mirabolantes... É isso aí! Vamos usar a internet para o bem!!!

    ResponderExcluir